Descriçäo Imagem

A Norma


Nossa História

Está já na terceira edição a Norma Portuguesa 4413 que regula o serviço de manutenção de extintores. A NP 4413:2012 consiste numa revisão à versão de 2006 e ambiciona dar resposta à necessidade de regulamentação e normalização publicadas nos últimos cinco anos e introduzir melhoramentos que resultaram da experiência acumulada nesta atividade.


Uma das principais alterações da norma relaciona-se com o Registo de entidades na Autoridade Nacional de Proteção Civil, referindo agora a norma a necessidade das empresas prestadoras do serviço de manutenção de extintores estarem registadas na ANPC para poderem exercer a atividade. Por outro lado, a nova norma estabelece claramente os conteúdos e cargas horárias dos cursos de formação que permitirão dar cumprimento ao requisito de competência técnica dos colaboradores responsáveis pela execução do serviço de manutenção de extintores, harmonizando ainda os critérios de rejeição dos extintores com a legislação europeia aplicável aos recipientes sob pressão. De referir ainda que a futura NP 4413 irá exigir registos que garantirão, de forma mais fidedigna, o cumprimento da legislação aplicável à gestão de resíduos e à proteção do meio ambiente.

 

A norma NP 4413 estabelece os critérios de qualidade e os procedimentos necessários para uma empresa efetuar o serviço de manutenção de extintores. É ainda através do cumprimento dos seus requisitos que as empresas podem obter a certificação do serviço de manutenção de extintores. Ao ser referida no Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios (Portaria nº1532/2008), a certificação estabelecida por esta norma não é apenas um critério de qualidade, mas uma obrigatoriedade legal para todas as empresas de manutenção de extintores do mercado.

 

A TecniPrimer é uma empresa certificada para a manutenção de extintores (NP-4413). Para além da manutenção de extintores ao abrigo da Portaria 773/2009, somos uma entidade registada na Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) para:


 

- Comércio, manutenção e instalação de extintores.

  


 

- Comércio, manutenção e instalação de sistemas autónomos de detecção de incêndio e gases.

  


 

- Comércio e manutenção de sistemas de extinção por água.

 


 

- Manutenção de sistemas automáticos por agentes distintos de água e água nebulizada.

 


 

- Comércio, instalação e manutenção de sinalização de segurança.

  


  

Para além do registo da empresa, também os nossos técnicos estão registados na ANPC.

 

O número de registo da TecniPrimer na Autoridade Nacional de Protecção Civil é o 717.